PDF

EXPO e PDF : noite de lançamento e certificações

SÃO LUÍS – A noite da última quinta-feira (30/5) foi marcada pelo lançamento do novo portal do Programa de Desenvolvimento de Fornecedores (PDF), pela certificação de 16 empresas maranhenses no PROCEM, gerido pela FIEMA em parceria com o Governo do Estado do Maranhão e as empresas mantenedoras Alumar, Cemar, Eneva, Solar BR Coca-Cola e Vale e pelo lançamento da Expo Indústria Maranhão 2019, em São Luís, uma iniciativa do Sistema FIEMA (SESI, SENAI, IEL e Federação) com correalização do SEBRAE/MA e Governo do Estado que tem o objetivo de promover o desenvolvimento industrial do Maranhão.

O presidente do Conselho Gestor do PDF, Marcus Cardoso, destacou a importância do programa e do novo portal de negócios aos convidados. “Percebemos a cada ano que a qualificação dos fornecedores do Maranhão vem crescendo e sabemos que o PDF tem uma parcela importante nessa direção. O novo portal é um trabalho de um ano de desenvolvimento, criado por uma empresa maranhense. É mais que um site, é um portal, e o nosso grande sonho é que essa ferramenta se torne a rede social de negócios para os fornecedores maranhenses”, enfatizou Cardoso, que é supervisor de suprimentos da ALUMAR.

Logo em seguida, Cardoso, juntamente com o presidente da FIEMA, Edilson Baldez das Neves, o secretário de Estado da Indústria, Comércio e Energia, Simplício Araújo, e o superintendente do IEL, Marco Moura, fizeram a entrega dos certificados do Programa de Certificação de Empresas (PROCEM), cuja execução é do IEL-MA. Dezesseis empresas maranhenses, fornecedoras locais, foram qualificadas (Brazil Maritima, CCG Construções e Terraplenagem, Centro Elétrico, Cimento Bravo, Cirqueira e Sousa Advogados Associados, Dinâmica Contabilidade, Dínamo Engenharia, Distribuidora de Medicamentos Maximus, Edeconsil Construções, Eletromecânica do Maranhão, Ferronorte Comércio de Ferragens, Fórmula Zero, Mantec Engenharia, Selava Lavanderia, Serhum Consultoria e Assessoria em Recursos Humanos e Smart Pilots Solutions) adequadas e certificadas nos aspectos de qualidade e produtividade; saúde, segurança do trabalho e meio ambiente; gestão contábil, tributária, trabalhista e financeira e responsabilidade social.

O representante da Cimento Bravo, Marcio Aurélio Paolucci, falou em nome de todas as empresas certificadas e agradeceu a homenagem concedida à empresa por ter tirado a maior nota do Procem. “Não poderia deixar de agradecer a todos os responsáveis da Cimento Bravo por essa certificação. Nosso reconhecimento à toda equipe Bravo e a todas as 16 empresas certificadas”.

PDF – Para fazer parte do PDF, qualquer empresa dos segmentos indústria, comércio e serviços, pode realizar o cadastro gratuitamente no novo portal www.pdfmaranhao.com.br e acessar as oportunidades de negócios e ações de desenvolvimento disponibilizadas pelo programa. EXPO 2019 – Na ação também houve o lançamento oficial da Expo Indústria Maranhão, edição 2019, promovida pelo Sistema FIEMA (SESI, SENAI, IEL e Federação) com correalização do Governo do Estado e do SEBRAE/MA, que mostrará em novembro, toda a diversidade da indústria maranhense em um só lugar em sua terceria edição. A Expo Indústria Maranhão será realizada em novembro de 2019, no Multicenter Negócios e Eventos, em São Luís, com três grandes eixos temáticos: Indústria 4.0 e a Economia Digital, Indústria Criativa e Infraestrutura: Logística e Energia.

O maior evento multissetorial da indústria do Nordeste, prevê para a edição 2019, cerca de 250 milhões de reais em novos negócios, mais de 20 mil pessoas visitando a feira, cerca de 150 empresas participantes, entre outros. “Esse momento é um dos mais importantes para nós que fazemos a indústria deste Estado. Agradeço a parceria do Governo do Estado e do SEBRAE. Num momento como esse em que estamos vivendo não é fácil realizar um evento do porte da Expo, mas o momento requer, e graças, às parcerias, isso é possível. A Expo também tem como parceiro o PDF. Enquanto o PDF trabalha na gestão do empresário para fornecer seus serviços e produtos, vem a Expo para que os empresários apresentem seus produtos e crie um ambiente de negócios. Somos responsáveis e competentes para contribuir com o desenvolvimento do nosso Estado. Não podemos cruzar os braços e a Expo é uma demonstração dessa união e trabalho”, ressaltou o presidente da FIEMA, Edilson Baldez das Neves.

Simplício Araújo, secretário de Estado de Indústria, Comércio e Energia, ressaltou a importância do momento da Expo e do PDF. “Não se trata apenas da certificação do Procem e do lançamento da Expo, mas de um evento que requer muita coragem e muita bravura para ser realizado. Em nome do governador Flávio Dino trago a nossa correalização a esse evento que acontece em um momento singular, de sexto ano consecutivo de crise no Brasil”.

Raimundo Coelho, presidente do Conselho Deliberativo do SEBRAE/MA, falou da iniciativa de valorizar o empreendedorismo e a indústria maranhense. “Sempre falo que todas as entidades empresariais são parceiras do SEBRAE/MA. Nós como correalizadores estamos chamando os micro empreendedores da indústria para modernizar seus negócios e assim avançarmos no desenvolvimento do Maranhão”.

A solenidade foi encerrada com um vídeo de apresentação da feira e a fala do superintendente da FIEMA, Diogo Lima, que ressaltou a importância da presença do empresário industrial na Expo Indústria Maranhão.